domingo, 28 de outubro de 2007

On The Road completa 50 anos...


On The Road completa 50 anos...

O livro mais famoso de Jack Kerouac completou cinqüenta anos... Sinônimo de liberdade influenciou muita gente que sonhava com uma “América” menos moralista e repressora. O titulo que ganhou em português se encaixa perfeitamente na narrativa do livro “Pé Na Estrada” sem duvida nenhuma foi a Sagrada Escritura da geração 60 e de todas as posteriores, exceto a geração 90 que na minha singela opinião nada fez além de vestir suas roupas sujas e eleger o Kurt Cobain com seu porta-voz.
O personagem que mais me identifico no livro é Dean Moriaty, depois Sal Paradise...
A ultima cena do livro me emocionou demasiadamente, é justamente a despedida dos grandes amigoa Moriaty e Paradise... simplesmente de amargar o coração.
A América e o mundo precisariam de mais alguns como estes: Jack Kerouac, Allen Ginsberg, William Burroughs, os poetas da geração Beat que mudaram os rumos de uma juventude assolada pelo puritanismo e pela tradição protestante que castra e aniquila cérebros.
O “Pé na Estrada” é o exemplo mais tangente que livros transcendem suas próprias limitações transformam pessoas e suas respectivas vidas.
Depois da geração Beat veio James Dean e o Rock n´ Roll... Jim Morrisson e todos os outros que mudaram nossas vidas.

Nenhum comentário: