sexta-feira, 25 de julho de 2008

Batismo de Sangue filme de Helvécio Ratton 2008



O filme é baseado no livro homônimo de Frei Beto que narra de forma comovente o engajamento dos Dominicanos frente à Ditadura Militar (1964-1985). O filme deixa clara a luta de homens que possuíam não só o propósito religioso, mas a sensibilidade social, tão necessária para a mudança do regime que tanto trouxe atraso e horror para o Brasil.
As torturas eram constantes e os presos políticos sofriam todas as desgraças possíveis; em nome da fé e da liberdade que foi podada pelo militares que deveriam proteger e defender a população.
Não podemos perder nunca de vista a Ditadura Militar e o filme faz seu papel de resgate de um assunto não tão distante dentro da nossa história, vários militares hoje são os defensores ferrenhos da democracia e sofremos um estado de alienação devido a este regime facínora que tanto amedrontou a população tornando-os apolíticos e longe da verdadeira política.
Em nome do progresso e da defesa do país vários militantes foram presos, torturados e mortos e nem os religiosos escaparam das barbáries empregadas nos porões fétidos do DOPS.Não podemos esquecer também um dado relevante quem finaciou esta chacina foras os pais da democracia moderna: EUA e seu departamento de inteligência.
O delegado Sérgio Fernando Paranhos Fleury (assassino e torturador) foi muito bem retratado no filme e quem o interpreta é o ator Cássio Garbus Mendes que nos dá uma singela idéia de como este homem foi a encarnação da crueldade quando queria retirar a força um depoimento.
O frei dominicano TITO teve a vida marcada pelo terror e até seus últimos dias de vida via temeroso a sombra do assassino Fleury , isso nos mostra a que ponto a tortura psicológica afeta as estruturas emocionais de um indivíduo.
Batismo de Sangue é uma ótima pedida para estes dias da sociedade brasileira que precisa são refletir apenas um passado obscuro recente, mas também do nosso presente com nossa política de absurdos e excessos e corrupção que muito lembra os tempos do regime fascista que assombrou nosso país.
Frei Betto é a síntese de um homem interessantíssimo não é apenas um religioso mas um homem consciente e engajado nos problemas que permearam e permeiam este tão sofrido Brasil, lutou incansavelmente juntos com os outros freis pela alforria do pensamento e pela mesma liberdade de toda um geração calada covardemente por homens inescrupulosos e sanguinários que torturaram a carne e o espírito de pessoas de bom desígnio...
Batismo de Sangue é um grande momento do cinema nacional que merece ser prestigiado por todo povo brasileiro, que nos mostra que ainda é plausível fazer cinema de qualidade usando grandes temas.