sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Carnificina dá índice de audiência




As notícias fatídicas rendem Ibope e audiência, como podemos observar no caso que permeou os noticiários da semana passada sobre a menina Eloá de Santo André, que foi seqüestrada e assassinada pelo ex-namorado.
Desgraça vende jornal, desgraça mobiliza inúmeros repórteres para desempenhar a cobertura integral dos fatos aterrorizantes, mas não todos os casos merecem atenção...A mídia faz a escolha das informações e elege qual será a bola da vez.
Casos como da menina Isabela, os irmãos Igor Giovani Rodrigues, de 12 anos, e João Vitor Rodrigues, de 13 anos, assassinados e esquartejados pelo pai e madrasta em Ribeirão Pires, exercem um arrebatamento mórbido nas grandes massas, por um momento somos os juizes e queremos fazer justiça com as próprias mãos, remetendo aos assassinos a mesma penalidade que receberam suas vítimas. Engraçado como a sociedade frente a fatos absurdos como estes se mobiliza e clama por retidão, porém, quando um político ou empresário rouba dinheiro público às manifestações são distintas, geralmente população se coloca numa posição alheia alegando que sempre foi assim, no dia-a-dia cometemos alguns delitos que não são tidos como absurdos...Furamos fila, esperamos prerrogativas por possuirmos amigos em repartições, sonegamos impostos, pagamos por serviços para atenuar o tempo de espera, votamos em troca de emprego, cometemos toda espécie de corrupção, tudo em nome do jeitinho brasileiro, levando vantagem em tudo...Essas ocorrências não dão ibope e a sociedade quando analisa tais desvios de caráter faz de maneira vaga e superficial.
Se desejarmos justiça temos que dar valores e equidade a pequenas e grandes falcatruas; assassínios, corrupção, assédio moral e sexual e etc, estão no mesmo patamar. Precisamos dar exemplos para nossa juventude.
Para ser sincero aborrece abrir o jornal e o mesmo estar coberto de sangue...Como seria abrir aquelas páginas e ler: a taxa de analfabetismo no Brasil está perto do 0%, o salário mínimo aumentou para R$ 1500, deputados estão sendo cassados devido à corrupção, transporte público brasileiro é considerado primeiro mundo, presidente da república é exemplo para o restante dos países... E assim por diante. Parece um sonho longínquo estas manchetes e a famigerada mídia brasileira continuará a se alimentar das desgraças sociais para saciar os sentidos mórbidos da grande massa, que todos os dias liga sua televisão buscado se cientificar da realidade que os circunda através de informações manipuladas e mastigadas que na maioria das vezes não corresponde com o que conhecemos por notícias relevantes. Todos esses atos espantosos que acompanhamos na TV e jornais são fruto de uma sociedade em crise que não sabe mais o que é justiça.
Só para lembrar esse caso tirou a população do foco principal do momento: as eleições municipais, muito apropriado dizer que sempre que estamos diante de um acontecimento de real importância, somos deslocados para outros assuntos. A respeitada mídia brasileira está sempre a nos ludibriar, enquanto os poderosos fazem seus prodígios atrás da cortina.
Eloá na minha opinião é mais uma vítima de um sociedade consumista e violenta que canaliza suas frustrações e desordens gerando atos violentos, criando monstros cidadãos que matam pelo simples ato de matar.