segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Nome Próprio (Filme) de Murilo Salles



Filme de Murilo Salles (2007).
Leandra Leal vive a personagem Camila aspirante escritora que vive os mais diversos dilemas existenciais, uma profunda viagem no universo singular de uma jovem que busca preencher seu vazio escrevendo e utilizando a Internet.
A história é intimista, pois retrata o cotidiano de Camila após a separação do namorado, fazendo ela entender que sua vida era um vácuo e então a mesma busca o conforto no álcool, comprimidos e no ato de escrever...Nome Próprio representa de forma inteligente os dias desse século cibernético onde inúmeras pessoas buscam alívio visitando e vivendo vidas interativas, mas somente no mundo virtual.
Nome Próprio é um tapa na cara dos conformistas que levam suas vidas sentimentais como se fosse verdadeiras simbioses permeadas de neuroses, medos e solidão.
Ninguém salva ninguém. Nos tornamos tolos quando o amor se transforma em doença e escravidão. Procuramos nas outras pessoas aquilo que geralmente nos falta, e quando nos falta personalidade e conhecer a nós mesmos?
Escrever é um ato primordial, vital, mas hoje as pessoas em geral gostam mesmo é de expor suas vidas inúteis nos sites de relacionamentos e nos incontáveis Blogs que não dizem nada.
Leandra Leal é uma das grandes atrizes da nova geração, sua atuação é paralisante e nos traz do fundo das telas para uma avenida fria em busca de respostas...
Precisamos mais do que nunca da poesia, ela nos lembra sempre que somos humanos num mundo de concreto e notas promissórias.
Nome Próprio é um sopro fortificante do cinema brasileiro que deu um basta nos filmes fúteis americanos dos shoppings.

Nenhum comentário: