sábado, 13 de outubro de 2007

MORRE NOSSO MAIOR ATOR... Paulo Autran(1922-2007)


Uma perda irreparável... Perdemos nesta quinta-feira o maior ator dentre os atores... Vitima de um câncer no pulmão e enfisema pulmonar , Paulo Autran, 85, faleceu ontem, ás 16h10 no hospital Sírio-Libanês,em São Paulo....O Brasil perde não só seu melhor ator como também um homem de Sensibilidade ímpar, um intelectual, alguém que influenciou muitos atores... Ele amava o teatro, tanto que ficou em cartaz com o “Avarento” de Moliere até maio deste ano...Paulo Autran foi o maior ator brasileiro sua contribuição ao teatro brasileiro é inegável. Ele participou de 90 montagens teatrais, 23 filmes e 4 novelas... Atualmente declamava poesias na Bandnews FM.
Seu papel mais emblemático no cinema foi no filme “Terra em Transe” de Glauber Rocha, de 1967. Paulo Autran foi o único ator que não precisou fazer novelas exaustivamente para continuar como ator... o teatro era seu retabulo, seu Éden, sua respiração. “A maior tragédia na vida de um homem é perder aquilo que se ama...” já dizia Oscar Wilde, e penso que Paulo Autran não agüentaria viver sem poder colocar os pés nos palcos sagrados do teatro, preferiu fechar as cortinas... se encontrar com os deuses gregos...Ele era especial, singular podíamos ver isso na sua voz e rosto.
Paulo Autran sobre a morte:
"Acho que a morte é que faz a vida ser boa.Já imaginou que horror viver eternamente? Para sempre? Não poder morrer, não poder acabar? E é por isso que viver é bom, é tão impressionante, e tão prazeroso." abril de 2007.

Nenhum comentário: